Um dos principais desafios logísticos, na área da saúde, em um país com dimensões continentais, é como fazer o transporte de material biológico congelado, sem que haja problema com as amostras.
Neste post, vamos ver:
Temperaturas de Transporte
Criogenia
Gelo Seco
Temperaturas de Transporte
Existem, basicamente, três temperaturas de transporte de material biológico:Temperatura ambiente: sem refrigeração
Refrigerado: refrigerado com gelox
Congelado: congelado com gelo seco ou nitrogênio líquido
Dentro do transporte congelado, existem dois métodos principais, sendo um o mais utilizado.
Criogenia
O primeiro método, seria o transporte com através da criogenia, com a utilização do nitrogênio líquido. Ele é muito utilizado no ramo da medicina reprodutiva/células tronco.
A criogenia, tem como principal vantagem, a duração do congelamento do material. Por conta do tipo de embalagem e material refrigerante, o transporte pode durar 3 dias, por exemplo, sem descongelar.
Já a maior desvantagem, seria o custo da embalagem especial de transporte, o manuseio do nitrogênio líquido e a necessidade de logística reversa (retorno) da embalagem após a entrega do material no destino.
Gelo Seco
O segundo método, mais utilizado no transporte congelado de material biológico, é com o gelo seco.
Ele possui a capacidade de congelamento, ocupa relativamente pouco espaço e possui o manuseio mais simples, ainda que também exija certos cuidados, do que o nitrogênio liquido.
A principal vantagem é o fato de ser descartável (sublimar), bem como a flexibilidade de fornecimento em diversas regiões, sem o uso de embalagens tão caras quanto na criogenia.
Já a desvantagem principal seria o tempo de transporte, pois o gelo seco segura menos tempo de congelamento do que o material transportado em nitrogênio líquido.
Lembrando sempre, a importância de estar devidamente descrito o tipo de refrigeração, bem como a quantidade de material refrigerante, no POP de Transporte de material biológico daquela operação.